Futebol no Planeta

De Rossi deve ser severamente punido por xingar Mandzukic de “Cigano de merda”

A Europa vive um momento muito delicado em razão dos imigrantes que chagam todos os dias nos países Europeus. Muitos deles chegam do Oriente médio por causa da guerra na síria, porém muitos são também do leste Europeu. Ontem tivemos uma cena lamentável no jogo entre Roma e Juventus no qual De Rossi que é símbolo do time da Roma chamou o atacante Mario Mandzukic de “Cigano de Merda”.

A maioria dos ciganos residentes em países melhores da união europeia são do leste europeu. Muitos desses ciganos são taxados como criminosos por cometerem crimes e são muito desprezados pelas pessoas. O país natal de Mandzukic a Croácia é um país com muitos ciganos e o fato de De Rossi o chamar de “Cigano de Merda” remete o jogador a um baixo nível de ofensa. Não estou dizendo que De Rossi seja um cara preconceituoso, porém sua atitude foi racista e de ser punido por isso.

O xingamento de De Rossi veio depois de uma entrada do volante italiano sobre o croata. O jogador da Juventus não gostou e reclamou para a arbitragem. O meio-campista da Roma saiu xingando e disse: “Sta muto zingaro di merda” (“Cale a boca, cigano de merda”). Uma atitude tomada no calor do jogo, mas isso não exime do erro. É preciso punição para esse tipo de coisa. Não é muito diferente de um xingamento racial, como chamar de macaco.

O xingamento de De Rossi foi colocado na mídia italiana, porém o arbitro não registrou o acontecimento na súmula do jogo. O italiano pode ser julgado e pegar até 10 jogos de suspenção, porém fontes dizem que o vídeo não poderá ser exibido no julgamento dando mais chances do jogador sair ileso.

O técnico da Roma, Luciano Spalletti, parece não ter entendido o problema. “Manduzkic provocou o jogo inteiro a todos. Vou ensinar De Rossi a tapar a boca quando for falar com algum adversário”, declarou o treinador.

O problema, professor Luciano, não é ele ser pego ou não. O problema é o princípio: a punição existe para que isso não aconteça. Ofender as pessoas é grave. A punição é para ensinar isso. Só evitar ser punido não resolve o problema. Não punir De Rossi seria fazer o que acontece na maioria dos casos quando se trata de preconceito ou racismo: jogar a sujeira embaixo do tapete.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful