Futebol no Planeta

Liverpool vs Man United na Europa League: Gigantes em lugar errado

Jogo certo, competição errada. Liverpool e Manchester United é um sonho de confronto Europeu. Mas a Europa League é o pesadelo de um grande clube.

O United só está aqui porque foram eliminados da Liga dos Campeões pelo Wolfsburg e PSV Eindhoven. Suas perspectivas de terminar entre os quatro primeiros da Premier League estão ficando cada vez mais remota, por isso ganhar a Liga Europa pode representar a melhor chance de se classificar para a maior competição do continente na próxima temporada.

O Liverpool que está um lugar abaixo do United no campeonato nacional, têm uma chance ainda mais remota ainda de alcançar os quatro primeiros. Os dois gigantes estão perdendo as vagas para Leicester City, Tottenham Hotspur e West Ham United.

O mais próximo que eles chegaram de um encontro em campeonato europeu foi em 2008. O Liverpool tinha de vencer o Chelsea, para enfrentar o United na final, mas o Chelsea saiu vencedor por 4-3 no placar agregado para frustrar o que teria sido um dos maiores jogos da história: a final da Champions League entre United e Liverpool.

Há muitas semelhanças entre os clubes. Ambos têm proprietários americanos. Suas operações do dia a dia são lideradas por executivos – Ed Woodward em Old Trafford e Ian Ayre em Anfield – cujas performances têm sido ridículas. Ambas as equipes têm jogadores inadequados. Mesmo que a vitória neste jogo dê aos torcedores uma motivada, ela só vai disfarçar os problemas que estão causando nos dois dos maiores clubes do mundo.

Há um otimismo em Liverpool que foi conquistado. Com Jurgen Klopp, o Liverpool tem o melhor treinador disponível no momento. Ele teve mais impacto sobre o clima em Anfield, mas não nos resultados desde a sua chegada em outubro. Houve exibições edificantes no curto mandato de Klopp sugerindo que o futuro será melhor. Duas vitórias empolgantes no campeonato contra o Manchester City sugerem uma era mais bem sucedida no futuro.

O caminho a seguir para o United é um pouco piór. O futuro de Louis van Gaal é debatido constantemente. José Mourinho espera nos bastidores tentando ludibriar seus inimigos dentro de Old Trafford na guerra de relações públicas. A estratégia na sala de reuniões é tão confusa como as selecções de equipe de Van Gaal. Os únicos sinais positivos nas últimas semanas vieram a partir do surgimento de jovens jogadores como Marcus Rashford.

Apesar de tudo isso, o empate vai definir a temporada para ambos os clubes. Klopp negou que sua seleção da equipe contra o Crystal Palace foi feita com olho no United, mas se o treinador não estava pensando no futuro qual era a razão para começar com Daniel Sturridge e Philippe Coutinho no banco no Selhurst Park?

Klopp perdeu seu primeiro embate contra o United por 1-0, apesar de terem jogado melhor e com certeza não irá querer repetir o feito dessa vez.

Van Gaal estará sem Wayne Rooney – sua infância em Everton será sempre um espinho no time de Liverpool – e os problemas de lesão do United significam que o holandês vai colocar uma equipe que estará longe de ser a sua escolha ideal. Ainda assim, Van Gaal não terá medo do Liverpool.

Desde sua chegada, em Old Trafford, há dois anos, a o treinador ganhou todos os quatro encontros entre estes os rivais. O United marcou nove gols nesses jogos e só sofreu dois. Se Van Gaal acrescentar mais uma vitória nesta sequência seria uma novidade: os Red Devils nunca venceram seus inimigos odiados cinco vezes seguidas.

Real Madrid e os outros sete participantes da Liga dos Campeões podem zombar da idéia, mas o maior jogo na Europa esta semana é em Anfield. Infelizmente, ainda é a Europa League. Tão emocionante como ela pode ser, sempre que estas equipes se encontram, todos conectados com ambos os clubes estarão esperando que isso nunca aconteça novamente.

A Liga dos Campeões é onde Liverpool e United precisa estar. Esse torneio é um palco adequado para um choque de titãs.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful