Futebol no Planeta

A história de Luís Figo

Nome: Luís Filipe Madeira Caeiro Figo
Nacionalidade: Português
Posição: Meio de Campo

Sobre o jogador

O ex-jogador nasceu na capital Lisboa no dia 4 de novembro de 1972, seu nome completo é Luís Felipe Madeira Caeiro Figo, o jogador nasceu em um bairro humilde da capital sendo que começou a jogar futebol em um time que havia no bairro até despertar o interesse dos olheiros do Sporting.

No Sporting se deu inicio à carreira profissional de Figo, os leões foram sua casa e família por 6 anos de sua carreira (1989-1995), pelo clube alviverde conquistou 1 Campeonato Português e 1 Super Taça de Portugal em 1995. Seu talento despertou o interesse de Juventus e Parma, porém o meia teve sua transferência proibida para clubes italianos devido ter assinado contrato com os dois, com tal situação quem se deu bem foi o Barcelona.

Foto do jogador quando ainda jogava pelo Sporting.

Foto do jogador quando ainda jogava pelo Sporting.

Figo atuou pelo Barclona por 5 temporadas, enquanto jogava pelo clube catalão o jogador se desenvolveu muito rapidamente e cada vez mais ia conquistando a torcida culé. Ele conquistou 2 ligas e 1 supercopa da Espanha, o destaque do jogador era tanto que atraiu a atenção do Real Madrid onde o jogador acabou traindo o Barça e assinando com o clube de Madrid.

No Real Madrid o jogador chegou em 2000, vindo de seu principal rival no Campeonato Espanhol por 60 milhões de euros, tal investimento teve como consequência 2 Campeonatos Espanhóis, 1 Supercopa da Espanha, 1 Supertaça Europeia, 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial de Clubes. Além disso Figo não só fez parte como também era um dos pilares da equipe dos Galácticos que tinha além do Português os meias Zidade e Beckham, os atacantes Ronaldo e Raúl, o goleiro Casillas e o lateral Roberto Carlos, apesar do futebol encantador que o time apresentava nenhum título de expressão foi ganho por tal equipe.

Figo na Inter de Milão

Figo na Inter de Milão

Em 2005 Figo se transferiu para a Inter de Milão sem nenhum custo, pois o Real Madrid não quis renovar seu contrato, na Inter o jogador já não apresentava as mesmas atuações da equipe merengue, porém era um jogador essencial no time conquistando 4 campeonatos italianos. O jogador  ainda recebeu uma proposta dos Emirados Arabes mas não aceitou, preferindo encerrar a carreira na própia Inter de Milão sob o comando de  José Mourinho. A ultima partida do jogador como profissional foi em 2009 contra o Atalanta.

Melhor do mundo e Seleção de Portugal

Após trocar o Barcelona pelo rival Real Madrid o meia português venceu o Ballon d’Or em 2000, e um ano depois ganhou o premio de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2001, tal fato deve ter atiçado mais ainda a raiva dos torcedores do Barcelona por Figo.

Figo foi o vencedor da Bola de Ouro em 2000

Figo foi o vencedor da Bola de Ouro em 2000

O jogador teve uma carreira de 20 anos e em todo esse tempo foi visto como o melhor jogador de Portugal depois de Eusébio. Esse status lhe dava cadeira cativa na seleção de Portugal tendo feito 127 jogos sendo só ultrapassado por Cristiano Ronaldo. Figo jogou duas Copas do Mundo (2002 e 2006).

Traíra?

Um dos capítulos mais marcantes da carreira do jogador com toda certeza foi a transferência do Barcelona para o Real Madrid em 2000, na ocasião o jogador foi muito criticado por conta de que era um dos principais jogadores da equipe, a troca de equipes girou 60 milhões de euros, a mais cara da história na época.

Você considera Figo um traídor?

Você considera Figo um traídor?

A torcida do barça nunca esqueceu essa traição, em alguns jogos os torcedores xingaram demais o jogador e ainda acabaram jogando objetos, o que rendeu uma punição severa ao clube catalão. Figo também foi lembrado quando a mídia soltava boatos de que Neymar não renovaria seu contrato com o Barcelona. Quando o contrato foi assinado a torcida se lembrou de Figo e começou a dizer que Neymar não seria um traíra como Figo foi.

Na época não houve explicações concretas sobre sua saída, mas após 7 anos de sua aposentadoria o português disse em uma entrevista que deixou o Barcelona por conta de “motivos familiares, econômicos e também por falta de reconhecimento”.

Fim da Carreira

Figo encerrou sua carreira mas não seguiu atuando diretamente no futebol, sua maior proximidade chegou quando se candidatou a presidência da FIFA, mas acabou desistindo pois julgava a entidade muito corrupta. Antes dessa candidatura o jogador administrava algumas ONGs sendo um exemplo para muitos jogadores.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful