Futebol no Planeta

Clássico de países diferentes

Uma das coisas que mais nos deixa eufóricos no futebol é a rivalidade. Muitas vezes as pessoas acabam passando dos limites e cometendo alguns atos horríveis, mas quando usado na dose certa a rivalidade nos dá grandes jogos.

É muito comum ver casos de rivais domésticos, onde a tensão aumenta graças à proximidade entre as agremiações e, consequentemente, suas torcidas. Mas algumas rixas são criadas sem respeitar fronteiras territoriais.

É verdade, times de países diferentes também tem o poder de nos dar grandes jogos, se tornarem grandes rivais e fazer clássicos de tirar o chapéu no mundo do futebol. Confira abaixo alguns clássicos do futebol europeu que fizeram história em partidas emocionantes.

Feyenoord x Tottenham

Feyenoord's Johan Cruyff (centre) with Tottenham Hotspur's Glenn Hoddle (left) during their UEFA Cup 2nd round 1st leg match held at White Hart Lane, London on 19th October 1983.  Tottenham Hotspur won 4-2.    (Bob Thomas/Getty Images).

Feyenoord’s Johan Cruyff (centre) with Tottenham Hotspur’s Glenn Hoddle (left) during their UEFA Cup 2nd round 1st leg match held at White Hart Lane, London on 19th October 1983. Tottenham Hotspur won 4-2. (Bob Thomas/Getty Images).

A história não trouxe muitos confrontos oficiais entre Tottenham e Feyenoord, mas as confusões dentro e fora do campo marcaram os confrontos entre os dois times. Em 1974, na final da Copa da UEFA, torcedores do Tottenham atacaram a torcida local em Roterdã após o gol da vitória do Feyenoord, em uma das primeiras confusões em arquibancadas transmitidas ao vivo. Nove anos depois, os hooligans holandeses deram o troco em Londres da mesma forma, em mais um duelo válido pela Copa da UEFA que acabou com vitória dos londrinos por 4×2.

Bayern de Munique x Real Madrid

phillip-lahn-bayern-de-munique-xabi-alonso-real-madrid

Uma rivalidade repleta de títulos e história. Os dois clubes participam praticamente todos os anos dos campeonatos continentais e sempre com presença nas fases finais tornando assim inevitável alguns cruzamentos durante os anos e criando uma grande rivalidade. São jogos bem disputados e de bom nível técnico, algumas vitórias do clube de Munique lhes deu o apelido de “Bestia Negra” pelo fato de eliminarem o Real Madrid em várias ocasiões da Champions League.

Real Madrid x Juventus

cristiano-ronaldo-real-madrid-chiellini-juventus

Mais um confronto cheio de tradição e costumeiro das competições europeias, que já chegou inclusive a decidir a Liga dos Campeões em 1998. Jogos entre Real Madrid e Juventus costumam pegar fogo dentro de campo, dado o equilíbrio histórico entre os times. Além disso, os bastidores também promovem o clássico, já que os italianos acusam o Real de sempre ir atrás de jogadores da equipe de Turim, como aconteceu com Zidane.

Milan x Liverpool

steven-gerrard-liverpool-nesta-milan

Jogos de grande importância quando disputados várias vezes tornam os clubes grandes rivais. Esse foi o caso de Milan e Liverpool que no período de 3 anos conseguiram ser duas vezes finalistas da Champions League. O primeiro embate foi aquela partida histórica de 2005, onde o Liverpool vencia o jogo por 3 a 0, cedeu o empate aos Reds e perderam nos pênaltis. O Milan conseguiu sua vingança dois anos depois após vencer outra final por 2 a 1.

Barcelona x Milan

kaka-milan-barcelona-busquets

Somente na Liga dos Campeões, o confronto entre Milan e Barcelona já aconteceu 17 vezes. Como se isso não bastasse, o embate já contou com alguns jogos históricos, e atuações memoráveis como a de Ronaldinho em 2006, ou a grande final de 1994, cuja vitória milanista por 4×0 é lembrada pelos rossoneros até hoje quando se veem frente a frente com os rivais catalães.

Dínamo de Kiev x Spartak Moscow

dinamo-kiev-spartak-moscou

Sabemos que essa rivalidade vem desde quando os dois países faziam parte a URSS. Mas mesmo com a separação dos países o clássico ainda continua com o mesmo impacto, sendo um dos jogos mais tensos do leste europeu. Um fato histórico que marcou o ano de 1976 foi um empate entre as duas equipes que fez com que o Dínamo ficasse sem o título e de quebra mandava o Spartak para a segunda divisão. Isso causou uma revolta entre os torcedores que se confrontaram em campo causando grandes estragos.

Liverpool x Juventus

Liverpool's Igor Biscan and Juventus' Alessandro Del Piero

Possivelmente, o duelo mais marcante da lista. As relações entre os dois clubes eram boas até o trágico acontecimento na final da Liga dos Campeões de 1985, em Heysel, quando hooligans do Liverpool invadiram o espaço destinado à torcida da Juventus. Com o estádio superlotado e pouco preparo das autoridades no local, o muro acabou cedendo e provocando a morte de 39 pessoas. Desde então, todos os jogos entre Liverpool e Juventus acontecem sob a sombra da tragédia, sendo que muitos torcedores italianos continuam sem perdoar os rivais.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful