Futebol no Planeta

Porto precisa voltar a ser grande

A torcida do Porto é muito mal acostumada. Em 82 Jorge Nuno Pinto assumiu o comando máximo do clube de Porto e desde então ganhou muitos títulos, foram 58 no total entre eles 2 Mudiais, 2 Liga do Campeões e 2 Liga Europa. Em Portugal ninguém tem mais títulos que os dragões em todo este período e o foram os únicos de Portugal a conseguir títulos europeus.

Pensando nisso entendemos o porque de a torcida não estar nada contente com a atual fase do clube. O Porto não ganha nada desde 2013, esse é o maior período de seca de títulos desde que Nuno Pinto assumiu o clube, e o começo deste campeonato não está prometendo muitas coisas.

No campeonato português os Dragões estão apenas em quarto lugar e perderam o clássico contra o Sporting. Na Liga do Campeões um começo ruim empatando em casa com o fraco Copenhagen pela fase de grupos.

O também deixa os torcedores perplexos além do resultados ruins são as atuações nada convincesntes. Os jogadores não conseguem criar muitos lances de perigo. Criando pouquíssimas jogadas o time prefere se escorar em cruzamentos na área. Mesmo com um a mais em campo contra o Copenhagen, o treinador até chegou a mudar a postura do time. No papel parecia mais ofensivo e o time português iria para cima do adversário. Mas no que deu? Nada, as bolas continuaram sendo jogadas na área através dos cruzamentos.

O que podemos percerber é que a equipe é treinada para jogar explorando contra-ataques, assim foi contra o time da Roma pelas preliminares da liga dos campeões.

Mas só isso não basta, o repertório de táticas e jogadas tem que ser maior, devem estar preparados para todos os tipos de equipes, tantos as menores do campeonato Português que jogam fechadas, quanto os gigantes europeus na Champions League.

Até mesmo a defesa não tem ido bem neste ínicio de campeonato. Felipe, recém chegado do Corinthians e Marcano não conseguem deixar seus companheiros tranquilos em campo. O goleiro Casillas que poderia ser o pilar do time continua fazendo algumas trapalhadas.

Casillas passa por uma fase ruim no Dragão.

Casillas passa por uma fase ruim no Dragão.

Mas as coisas não estão ruins apenas dentro de campo. O time que já não era muito bom na temporada passada, fez más contratações ajudando a piorar o nível do elenco. Os principais jogadores que chegaram foram os zagueiros Felipe e Boly, o lateral esquerdo Alex Teles, para jogar em uma posição que já havia Layun como titular, Depoitre, Óliver Torres e Diego Jota.

OS Dragões gastaram mais de 29 milhões de Euros em contratações pouco pontuais e lucraram apenas 10 mulhões de euros com venda de jogadores. Um prejuízo de 19 milhões com jogadores que não acrescentam muita coisa a equipe. Além disso, mudou totalmente seu estilo no mercado. O Porto sempre foi conhecido por fazer dinheiro, principalmente com jogadores da América do Sul que chegam a um baixo custo e são vendidos pelo menos pelo dobro do valor adquirido. Porém no momento está gastando muito mas sem nenhuma melhora.

 A fase ruim já teve um bode expiatório. Antero Henrique se demitiu do cargo de treinador no início de setembro. Até o ídolo Pinto da Costa tem sido hostilizado pelos torcedores. Muitos estão dizendo que cartola que tem já seus 78 anos não tem mais fôlego para dar conta do recado.

 Nuno aceitou o cargo no Porto e já começa com pressão.

Nuno aceitou o cargo no Porto e já começa com pressão.

O treinador Nuno Espírito Santo está na corda bamba, ainda mais com André Villas Boas dando sopa por aí sem clube. O treinador tem a difícil missão de fazer o clube voltar a seus tempos de glória. Mais do que ganhar jogos é preciso voltar a ser grande.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful