Futebol no Planeta

Conheça o RasenBallsport Leipzig

Nome: RasenBallsport Leipzig
Estádio: Red Bull Arena
Fundação: 19 de maio de 2009
Mascote: Touro

História

A empresa da Red Bull é famosa no mundo todo, a empresa patrocina vários atletas em diversas modalidades, além de torneios e campeonatos, mas apesar de ter quatro projetos de futebol ao redor do mundo a empresa queria um time que disputasse alguma das 4 maiores ligas de futebol do mundo e tal oportunidade surgiu na Alemanha, mais especificamente na cidade de Leipzig, onde a Red Bull comprou os direitos do SSV Markranstädt da cidade de Markranstädt (posteriormente mudou-se para a cidade de Leipzig), um pequeno time da quinta divisão com objetivo de leva-lo à elite em 10 anos

Assim foi fundado em 19 de maio de 2009 o Rasen BallSports Leipzig, que graças ao estatuto da Associação Alemã de Futebol (Deutscher Fußball-Bund) faz com que o nome do clube seja o único diferente dos outros projetos da empresa, Red Bull Salzburg, New York Red Bulls, Red Bull Brasil e Red Bull Ghana, no devido estatuto é previsto que o time não pode pertencer à nenhuma empresa totalmente, mantendo-se maioritário nas ações do clube e não devendo carregar o nome da empresa, assim a empresa detém apenas 49% dos direitos.

torcida-rb-leipezig

A temporada 2016/2017 é a primeira da história do RB Leipzig na Bundesliga, o projeto da Red Bull aconteceu mais rápido do que o esperado e a equipe que até o momento não possui nenhum título de expressão, já que seus títulos se resumem a copas regionais, detém o olhar de muitos adeptos do esporte pelo mundo.

Estádio

O futebol na cidade alemã de Leipzig já teve seus dias de glória, quando o VfB Leipzig ganhou o campeonato alemão, o último que a cidade viu, em 1913 assim o futebol veio a respirar novamente na cidade quando estádio de capacidade de 100 mil torcedores foi inaugurado em 1956 conhecido como Zentralstadion, porém em 1997 devido a alta manutenção do estádio foi discutido sobre a construção de outro menor, tal obra ocorreu de 2000 à 2004 dentro do antigo Zentralstadion e sua capacidade total era de 42.959 pessoas.

Red Bull Arena

Red Bull Arena

Em 2006 chegou a receber 5 jogos da Copa do Mundo porém depois disso ficou parado e veio a reviver com a mudança do RasenBallsport para Leipzig, vindo a ser renomeado a Red Bull Arena devido a patrocinadora do clube.

 Título de time mais odiado da Alemanha

Apesar de vários clubes na Alemanha serem bancados por empresas, o RB Leipzig é considerados por muitos o time mais odiado do país pelo fato de ir contra os valores do futebol alemão que prioriza muito o trabalho duro para se chegar ao alto nível, um exemplo disso foi a mudança da filosofia alemã de 2002 até 2014 muitas vezes citadas após o título da Copa do Mundo no Brasil.

O time do RB Leipzig mesmo com o duro fair play financeiro do país acaba que sendo meio que “injusto” em relação aos outros clubes por conta da Red Bull investir sempre o máximo que pode enquanto isso os outros times tem dificuldades em encontrar patrocinadores para gerar receita. A facilidade com que o time chegou a elite do futebol alemão é mostrada com a desigualdade de valores investidos, por exemplo nas duas temporadas que passou na 2. Bundesliga o time gastou cerca de 42 milhões de euros enquanto todos os outros 34 clubes que estiveram na segunda divisão alemã neste período juntos gastaram 35 milhões de euros.

“Nós mostramos cartao vermelho contra o rb” – protesto

“Nós mostramos cartao vermelho contra o rb” – protesto

Com essa gastança toda e a rápida escalada ao topo do futebol alemão o time é duramente criticado por “sufocar” times mais tradicionais da cidade de Leipzig que se encontram hoje se encontram em baixa divisão, pois com o rápido acesso vários torcedores passaram a comparecer mais à Red Bull Arena para acompanhar os jogos e meio que esqueceram os outros times, assim foi duramente criticado junto com outros clubes empresas em uma carta do St. Pauli à Federação de Futebol Alemã.

Jovens contratações e categorias de base

Apesar do que muitos acham o RB Leipzig se difere de times como Chelsea e Manchester City, o clube que esta ligado a 6 de 8 das contratações mais caras da 2. Bundesliga tem por sua filosofia a construção de um elenco jovem e não de estrelas, dois exemplos de contratações do time são os atacantes Davie Selke (21 anos) e Timo Werner (20 anos), ambos alemães tem passagens pelas seleções de base alemã, outro exemplo é o meia atacante dinamarquês Yussuf Poulsen (22 anos).

RB -Leipzig – Poulsen & Selke

RB -Leipzig – Poulsen & Selke

Além de contratações jovens o time também investe pesado em suas categorias para que assim o time não dependa apenas de dinheiro da Red Bull e possa ser um time forte, além de ter presença constante na Bundesliga, o time já mostrou a força de seu projeto ao derrotar o Borussia Dortmund em sua primeira temporada na primeira liga.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful