Futebol no Planeta

Chineses gastaram milhões com a Inter de Milão que não saiu do lugar

Dizem que dinheiro não traz felicidade. No caso da Inter de Milão, é verdade…

Em junho deste ano, a tradicional equipe italiana teve 68,55% de suas ações compradas pelo grupo chinês Suning, por 270 milhões de euros (R$ 970,5 milhões, na cotação atual) – o restante pertence ao magnata indonésio Erick Thohir, o outro dono de parte dos nerazzurri.

Na coletiva do anúncio do negócio, o chefão da empresa, Zhang Jindong, anunciou: “Faremos a Inter ser ainda mais forte e ainda mais esplêndida”, junto com a promessa de investimentos faraônicos, principalmente em reforços “medalhões”.

“Com a Suning, a Inter terá um futuro ainda mais brilhante. Será o clube em que as estrelas mundiais vão querer jogador, e onde os maiores talentos jovens irão surgir”, bradou o megaempresário, que é dono de uma gigantesca cadeia de lojas e também possui um time no Campeonato Chinês: o Jiangsu Suning, do volante Ramires.

A grana até foi usada, e em grande quantidade, mas as decisões foram muito atrapalhadas.

Só em contratações, por exemplo, os chineses torraram 129,8 milhões de euros (R$ 466,5 milhões), usados para trazer nomes como os brasileiros Gabriel Barbosa, o “Gabigol”, e Dodô, o português João Mário, o italiano Candreva e o montenegrino Jovetic, entre outros nomes.

Investimentos que trouxeram pouquíssimo retorno até o momento…

Gabigol nem vem sendo relacionado para os jogos; Jovetic só jogou três partidas até agora, e não marcou nenhum gol; João Mário, que era o “rei da assistência” no Sporting, só de um passe para gol até agora; Dodô, encostado, foi emprestado à Sampdoria, pela qual também pouco entrou em campo.

Só Candreva, que é o “dono do time”, e o croata Brozovic, outro da baciada de reforços, vêm rendendo e jogando com a frequência esperada.

No quesito técnicos, as trapalhadas foram ainda piores.

Quando o Suning comprou as ações da Inter, Roberto Mancini era o treinador. Ele havia assumido em novembro de 2014, mas durou pouco mais de dois meses nas mãos dos novos donos. Após resultados ruins, foi demitido em 8 de agosto, mesmo sendo ídolo da torcida e tendo conquistado três Italianos e duas Copa Itália em sua passagem anterior.

Mas o pior estava por vir: no dia seguinte à saída de Mancini, a Internazionale anunciou o holandês Frank de Boer como novo treinador. O ex-jogador vinha de boa passagem pelo Ajax, sua primeira experiência como comandante, e assinou por três anos.

Apresentado com pompa ao lado de Zhang Jindong e Erick Thohir, De Boer prometeu que faria a Inter de Milão voltar a ser um time vencedor a longo prazo. Mas, aparentemente, a expressão “longo prazo” não existe em chinês…

De Boer durou 85 dias na Inter de Suning

De Boer durou 85 dias na Inter de Suning

Em 1º de novemebro, após apenas 85 dias no cargo, ele foi mandado embora. Contra ele, pesaram a insistência em nem relacionar Gabigol para as partidas, e também números ruins: em 14 jogos, 5 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, um aproveitamento de 35,7%.

Ao holandês, só restou lamentar.

“É uma lástima que isso tenha terminado dessa maneira. Para realizar esse projeto, precisava de mais tempo”, escreveu o ex-atleta da seleção holandesa, em sua conta no Instagram.

Não à toa, a Inter de Milão ocupa uma posição bem distante ao investimento feito para a temporada. O clube é apenas o 12º colocado da Serie A, atrás de times como Atalanta, Torino, Cagliari, Genoa e Chievo – cujas cifras são infinitamente menores.

Na Liga Europa, então, a situação é ainda mais dramática: os italianos estão na lanterna do grupo K, com apenas três pontos, atrás de Sparta Praga, da República Tcheca, Southampton, da Inglaterra, e até do Hapoel Be’er Sheva, de Israel.

Durante sua gestão, a Suning ainda deu azar de ver a explosão do polêmico “caso Icardi”, no qual o centroavante argentino, um dos principais jogadores da equipe, lançou sua polêmica autobiografia. No livro, ele criticou a torcida da Inter e conseguiu fazer a relação dos ultras com o clube de Milão, que já andava péssima, ficar ainda pior.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful