Futebol no Planeta

Tentando imitar Beckham, Hamsik pode até se tornar ‘maior’ que Maradona

É possível ser maior que Diego Armando Maradona no Napoli?

Difícil dizer…

Afinal, é preciso muito para superar os cinco títulos (dois Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália, uma Copa da Uefa e uma Supercopa da Itália) do D10S – que é adorado até de maneira religiosa pelos fãs italianos – com a camisa celeste.

No entanto, um jogador está perto de superá-lo pelo menos num quesito: os gols.

Trata-se do meia Marek Hamsik,  que completará em junho exatos 10 anos como jogador napolitano, algo raro atualmente.

Atualmente, o eslovaco tem 106 tentos marcados em 429 jogos, apenas nove gols a menos que Maradona (259 atuações).

Assim como Maradona, Hamsik também tem títulos importantes pelos partenopei: duas Copas da Itália e uma Supercopa. Não à toa, é o maior ídolo atual da torcida e capitão.

Hamsik comemora gol pelo Napoli

Contudo, não levantou o Scudetto, algo que ficou próximo na última temporada, quando os celestes foram vice-campeões, mas que fica cada vez mais difícil com o poderio financeiro da rival Juventus.

Na atual temporada, o meia marcou oito gols em 26 partidas disputadas.

Pela seleção da Eslováquia, o atleta acumula 20 gols em 95 jogos. Ele ajudou a equipe a se classificar para a Copa do Mundo de 2010 e para a Eurocopa 2016, na qual atuou com destaque.

Atualmente, é reconhecido como um dos grandes do futebol mundial.

“Hamsik é meu herdeiro. Ele é o jogador que mais se aproxima de mim em termos de características e estilo de jogo”, elogiou ninguém menos que Pavel Nedved, eterno craque da República Tcheca, que nasceu quando o país ainda era unido à Eslováquia de Hamsik.

Hamsik: ídolo da torcida e capitão do time

O meia, aliás, foi assediado por diversas vezes nesses 10 anos como jogador do Napoli. No ano passado, por exemplo, Chelsea, Arsenal e Manchester City tentaram sua contratação, mas ninguém levou. Depois, um clube chinês ofereceu milhões de euros para seduzir o atleta, novamente sem sucesso.

De acordo o empresário de Hamsik, Juraj Venglos, será necessário mais do que dinheiro para tirá-lo de Nápoles.

“Ele não quer deixar o Napoli antes de conquistar um Scudetto com essa camisa”, resumiu.

Seu contrato atual com a equipe do Sul da Itália vai até junho 2020. IM

Hamsik vai se tornar o jogador que mais vestiu a camisa do Napoli

Até lá, ele deve passar com sobras Giuseppe Bruscolotti, atleta que mais vezes vestiu o uniforme napolitano, com 511 aparições, e se tornar recordista de jogos pelo clube.

“Marek sempre me disse que o Napoli é o time que ele ama, e ele quer encerrar sua carreira vestindo o uniforme azul”, definiu Richard Hamsik, pai do meio-campista.

Hamsik e suas tatuagens: meia tem braço esquerdo cheio de desenhos

 ELE QUERIA SER O ‘NOVO BECKHAM’

Quem viu Hamsik surgir ainda novo diz que desde adolescente o meio-campista dava mostras de que seria um dos grandes do futebol mundial. É o caso do zagueiro Douglas, revelado pelo Atlético-PR e com passagem pelo Palmeiras em 2006, que atuou ao lado do atleta no Slovan Bratislava (time que revelou Hamsik), da Eslováquia, em 2004.

“Conheci o Hamsik muito novo. Ele era como se fosse o Vinícius Jr do Flamengo hoje, vivia a mesma situação: estavam preparando o moleque para ser vendido, porque sabiam que o estilo cabia nos grandes clubes europeus. Mesmo ele sendo muito novo, mostrava potencial e muita liderança, e treinava conosco nos profissionais, apesar de jogar pela base no final de semana”, lembra “Douglão”, hoje com 37 anos.

Hamsik conquistou duas Copas da Itália pelo Napoli

Hamsik se tornou titular do Slovan pouco depois do brasileiro deixar a equipe, sendo depois vendido ao Brescia-ITA, de quem o Napoli contratou o meia em 2007 por 5,5 milhões de euros (R$ 18,7 milhões) – atualmente, aos 29 anos, ele vale 40 milhões de euros (R$ 136,3 milhões), segundo o site especializado em mercado Transfermarkt.

Hamsik e seu famoso topete espetado

“É um moleque bom, humilde pra caramba e de muita qualidade e liderança dentro de campo. Sempre me surpreendia como ele falava grosso até com os veteranos. No Brasil, a ‘molecada’ tem medo de falar com os profissionais, mas ele não tinha, dava carrinho e cobrava os mais velhos (risos)”, brinca o gigante de 1,95m.

“A gente falava que ele era jogador de personalidade, porque novo já rugia alto. Era meio invocadinho, jogava com o cabelo arrepiado desde aquela época (risos)”, diverte-se Douglas, citando uma das características de Hamsik: o topete.

Segundo o ex-Palmeiras, o penteado do meio-campista foi inspirado em ninguém menos do que David Beckham.

Hamsik, aliás, era fã declarado do britânico, e sonhava ser o “novo Beckham” da Europa.

“Ele era fã demais do Beckham. Sempre colocava as mesmas chuteiras e copiava o cabelo dele, não esqueço isso. Quando o Beckham começou com esse estilo moicano arrepiado, o Hamsik copiou na hora. Hoje, ele deve ser meio um ‘Beckham da Eslováquia’, porque é muito idolatrado. É meio o que o Neymar é para os meninos do Brasil hoje”, define.

Hamsik enfrentou seu ídolo, David Beckham, em um Napoli x Milan em 2009

Douglas recorda, inclusive, que Hamsik sempre pegou bem na bola, característica que manteve nos tempos de Brescia e Napoli, equipes em que se destacou por vários golaços. Na Euro-2016, ele também fez uma “pintura” pela seleção eslovaca contra a Rússia.

Hamsik vai completar 10 anos de Napoli

“Lembro até hoje de um clássico que estávamos empatando em 1 a 1 e teve duas faltas na sequência na entrada da área. Por ele ser muito novo, não deixaram o Hamsik bater. Aí foram lá dois veteranos e mandaram uma pra fora e outra na barreira”, conta o brasileiro.

“Aí quase no último lance teve outra falta e o treinador mandou o menino cobrar. Ele ajeitou, correu e bateu a famosa falta perfeita, igualzinho o Beckham fazia. O goleiro nem se mexeu! Depois daquele dia, a gente sabia que o moleque tinha o destino traçado para o sucesso. Ele fez jogos cada vez mais regulares e percebemos que tinha qualidade notável. Você fazer isso com 16 anos no meio de caras experientes não é para qualquer um”, finaliza.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful